17 de out de 2007

Dia do Médico.

Dia do Médico

Para muitos de nós, serão apenas mais 24 horas,
de um dia comum; pois estaremos cumprindo nossa missão rotineira.
Com suas eternas lutas contra o relógio,
tentando salvar mais uma vida, que seja!
Temos e muitas alegrias (claro!), pois a cada batalha ganha,
sabemos o que significa uma parte da missão cumprida.
Mas, infelizmente, na nossa tarefa existem as tristezas!
E como elas nos tocam, fundo!
A maioria das pessoas, nem imaginam,
quantas vezes as lágrimas descem de nossos olhos,
sem que ninguém veja, pois devemos nos mostrar fortes
e "frios", sem sentimentos até!
Mas a verdade , é outra!
E ela dói e fundo, dentro de nossa alma!
Quantas vezes, queríamos ter feito mais,
mas as condições que temos, não são suficientes.
E em outras, apesar de todos os esforços,
nos sentimos impotentes e fracos.
Não somos deuses, como alguns imaginam!
Somos apenas seres humanos, que tentam viver
em compasso de "alto stress" e/ou "pressão".
Outros nos chamam de loucos, também,
pois sempre esperamos um milagre.
Mas esta é a nossa vida!
Esperar que o amanhã (que será o próximo minuto),
nos traga, pelo menos, uma mínima melhora!
Mas a vida nos premia tanto, em cada dia.
Com o nascimento de novas esperanças,
no choro forte de um novo ser, que chega a este mundo,
desprotegido e desamparado, necessitando apenas
do que existe de maior no universo: Amor.
Que ele seja abençoado, por toda a estrada que irá trilhar.
E que a saúde seja sua companheira,
enós meros coadjuvantes nesta história.

Juramento Médico

Prometo que ao exercer a arte de curar,
mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade,
da caridade e da ciência.
Penetrando no interior dos lares,
meus olhos serão cegos, minha língua calará
aos segredos que me forem revelados,
os quais terei como preceito de honra.
Nunca me servirei da profissão
para corromper
os costumes ou favorecer o crime.
Se eu cumprir esse juramento com fidelidade,
goze eu, para sempre, a minha vida e a minha arte,
de boa reputação entre os homens.
Se os infringir ou deles me afastar, suceda-me o contrário.
18 de outubro
Dia do Médico

Nenhum comentário:

Postar um comentário